sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RECEITA DE PEIXE GRATINADO: PANGA, MERLUZA, ABRÓTEA, NAMORADO OU ANJO AO MOLHO DE LARANJA E LEGUMES


Ingredientes
 •1 kg de filé de peixe
 •3 colheres (sopa) farinha de trigo
 •5 batatas cozida
 •1 cebola grande picada
 •1 pimentão médio picado
 • 1 lata de creme de leite
 •3 tomates picados
 •1 copo de suco de  laranjas
•suco de um limão
•2 colheres (sopa) de shoyo
 •50gr de queijo parmesão
 •sal e pimenta do reino a gosto

 Preparo
•Refogue em uma panela  o tomate, a  cebola, o  pimentão, o  suco de laranja, e os demais temperos.
 •Tempere os filés com sal limão e pimenta (passe um pouco de farinha se eles forem finos) e grelhe até deixa-los pré-cozidos. 

 •Unte uma travessa, distribua os filés uniformemente. Sobre eles coloque as batatas cozidas em rodelas ou cubos. 
 •Bata no liquidificador todos os ingredientes refogados anteriormente, acrescente o creme de leite e a farinha de  trigo e coloque sobre o peixe. Cubra com o queijo parmesão e leve ao forno até dourar.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FESTIVAL DE PESCA INFANTIL PROMOVEU A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A IMPORTÂNCIA DA PESCA ESPORTIVA PARA A REGIÃO DO PANTANAL


No último mês de outubro, a Prefeitura Municipal promoveu o Festival de Pesca Infantil, atividade que integrou a programação do mês da criança em Corumbá.  Este festival marcou o encerramento da temporada de pesca na região pantaneira a partir de novembro. E para comemorar a piracema, período de desova dos peixes, foi realizado um evento dedicado às crianças que, além de se divertirem, cumprem um papel considerado de extrema importância para a preservação ambiental e o futuro da pesca na região.
 As margens do Rio Paraguai cerca de 300 crianças, com idade entre sete e 14 anos, efetuaram o juramento dos pequenos pescadores, praticaram o pesque solte e conheceram a importância de preservação do estoque pesqueiro para o futuro do Pantanal, sobre o olhar de mais de 1,5 mil pessoas.
Parabéns aos realizadores!

 Fonte: Assessoria de Imprensa PMC

terça-feira, 12 de novembro de 2013

TRUTA PROMOVE TURISMO SERRANO EM NOVA FRIBURGO – RJ


O 7° Festival de Trutas de Nova Friburgo continua atraindo turistas a bela cidade da região serrana do Rio, onde o setor hoteleiro espera obter 70% dos quartos ocupados no mês de novembro, período considerado de baixa temporada.  Paralelamente ao Festival, serão realizados eventos onde a truta é o tema principal: feiras gastronômicas, exposições de fotografia além de workshops sobre história, criação e característica do peixe.
Em Salinas, área rural de Nova Friburgo, estão os maiores trutários do município. São cinco no total, o que faz da cidade a maior produtora do peixe do estado do RJ.
Uma das condições para produção de uma boa truta é ter água de qualidade e isso a Região Serrana tem de sobra. A água pura e cristalina desce direto do Parque dos Três Picos.

Mais de 60 restaurantes da Serra Fluminense participam do 6º Festival de Truta de Nova Friburgo até o fim do mês. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

BURRIQUETE OU MIRAGUAIA ASSADOS NA BRASA - UMA RECEITA MUITO SABOROSA





Ingredientes
  • 1 peixe com cerca de  3 kg (se você pescou um peixe muito grande retire a cabeça e o rabo, para que ele caiba na grelha)
  • 2 limões
  • 4 dentes de alho
  • Pimenta a gosto.
  • 40 g de Orégano.
  • 300 gr de tomates.
  • 200g de cebola.
  • 100g de pimentão.
  • 1 copos de requeijão.
  • 150g queijo mussarela fatiado.

Modo de Preparo
1.     Limpe bem o peixe e retire as escamas
2.     Tempere o peixe com limão, alho, sal, pimenta e orégano. (preferencialmente um dia antes do preparo)
3.     Coloque o peixe aberto sobre a grelha.
4.     Leve o peixe a brasa com a pele virada para baixo
5.     Vire a grelha após 20 minutos
6.     Em uma tigela, misture a cebola, o pimentão e o tomate bem picado e reserve.

7.     Quando começar a dourar, retire o peixe da brasa. Retire o espinhaço e as espinhas.
8.      Espalhe a mistura de tomate, pimentão e cebola sobre o peixe. Cubra com o requeijão e algumas fatias de queijo mussarela.  
9.     Leve novamente ao fogo com a pele para baixo, e quando o queijo derreter, é só servir.

Veja também: iscas-e-dicas-para-pesca-de-burriquete

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISCAS E DICAS PARA PESCA DE BURRIQUETE OU MIRAGUAIA

Os pescadores chamam de burriquete a miraguaia jovem. Trata-se de um peixe pouco fisgado em nossas pescarias nos últimos tempos, provavelmente devido a sobre pesca. Pecar este peixe com menos de três quilos deveria ser proibido, por tratar-se de um bebê peixe, já que e pode chegar a 50 kg e mais de 1,5 m de comprimento  As melhores iscas para burriquete são as naturais, como siris, guaiás (caranguejo de pedra), mariscos, tatuis, camarões e os corruptos. Eventualmente podem atacar iscas artificiais como camarões e lagostins em águas calmas.
A montagem básica para este peixe:  linha monofilamento 0,50 a 0,80mm, um chumbo oval de 100 a 250 gramas solto na linha, uma miçanga e o girador. O chicote pode ter no máximo 45 cm, de linha mutifilamento 0,40 a 0,60mm com apenas um anzol 2/0 ou 3/0. Fixar bem a isca com linha elástica é mais eficiente.
A isca sempre tem que estar junto ao fundo, sejam pedras, cascalho ou areia, pois este peixe se alimenta nestes locais.
A primavera e o verão são as estações mais produtivas, prefira a enchente e se a água estiver fria busque os locais mais profundos.  A miraguaia morde levemente a isca, recolha devagar, fisgue e recolha moderadamente.

Veja também: Ótima receita de burriquete-ou-miraguaia-assados

sábado, 26 de outubro de 2013

PEIXES PREFERIDOS PELOS CHEFS NOS RESTAURANTES NO 9ª FESTA DO PEIXE E DA CACHAÇA DE PIRACICABA - 2013

O Circuito gastronômico é a principal novidade da festa. Nele  até o dia 14 de novembro os restaurantes participantes estão oferecendo pratos criados exclusivamente para o evento.
O salmão é o peixe mais usados nas receitas, pois foi escolhido por 21 estabelecimentos, e pode ser encontrado grelhado, ao molho de camarões ou cru. Em segundo lugar, está a tilápia, que foi usada em 10 pratos. Já o abadejo foi a preferência em sete receitas e o famoso bacalhau aparece na escolha de cinco restaurantes. O pintado, famoso peixe do rio, foi a escolha de três restaurantes. Anchova, linguado, merluza, tambaqui e tainha também são peixes encontrados nos pratos inscritos.
É possível conhecer todos os restaurantes e a beleza dos pratos no guia criado especialmente para o evento,  clicando aqui.
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

INGO HUBEL LIDEROU DE PONTA A PONTA O TORNEIO DE PESCA NO NINHO DA CORUJA EM 19 DE OUTUBRO 2013

 

No último final de semana, dia 19/10, o sabor de pesca  visitou o Ninho da Coruja. Participamos de um torneio de pesca bastante competitivo onde mais de vinte pescadores fisgaram  40 blacks dos mais diversos tamanhos. Tudo isso com a cobertura da FishTV, que deverá mostrar  o evento no programa Destinos em sua próxima temporada.  Os destaques do dia ficaram com os pescadores:
1 : Ingo Hubel
2 :  Alaor Muller
3 : Fábio Moura
4 : Rogério Vasconcelos
5: Carlos Fonseca

Neste dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo espaço de convivência do Ninho da Coruja, além de degustar um saboroso churrasco preparado pelo Érico Penteado, acompanhado pelo famoso aipim com farofa e as demais especialidades que a casa oferece.
 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SORTE NA PESCARIA – SIMPATIAS, MANDINGAS E AMULETOS PARA FISGAR PEIXES COM SUCESSO

O que fazer? Para resolver um dos problemas mais clássicos nas pescarias - o pescador vai para ao local de pesca, fica horas e horas, sem conseguir fisgar um único lambari. Quando chega em casa carregando o equipamento, ainda precisa escutar questionamentos irônicos de parentes e amigos.  Tem pescador que usa a surrada camiseta da sorte, outro o desbotado e manchado boné encantado, ou ainda um ramo de arruda perfumado. Mas nada disso funciona se o sujeito for pescar sem a autorização da mulher ou pior ainda se tiver brigado com ela.  
Existem inúmeras simpatias, amuletos e pegadinhas que prometem ser capazes de garantir um farto dia de pesca. Rezas e oferendas são as mais comuns, mas se você for de barco ninguém pode embarcar com bananas, laranjas e chinelos de dedo, caso contrário à sorte dos pescadores estará comprometida. Mas a formula mais eficiente, de acordo com o depoimento de um amigo, é dar sete beijos na imagem da Namoradeira Fiel, ao acordar e ao se deitar.  Dois dias antes da pescaria, separe sete ovos de galinhas pretas e deixe-os ao sol, quando for iniciar a pescaria faça um furinho no ovo de um beijo nele, sussurre “Namoradeira Fiel!”, jogue-o na água e arremesse sua isca com fé e determinação. Segundo o experiente beijoqueiro pescador de bagres e jundiás é infalível.
Eu creio que o amuleto da sorte é a isca certa na hora certa e no local certo, pois quando o peixe não quer atacar, não tem mandinga que resolva! Pescaria, independentemente de qual for o resultado, é relaxamento, diversão, alegria, descontração e principalmente contato com a natureza.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

POLUIÇÃO E PEIXES DE COURO: BAGRE, JUNDIÁ, PINTADO, VIOLA, SURUBIM, CASCUDO, JAÚ...

Os peixes de couro se alimentam de restos de peixes mortos e dos dejetos orgânicos do fundo de rios e mares, logo estão mais expostos à ação da poluição do que os peixes de escamas. Eles possuem mais microrganismos que a maioria das espécies a fim de possibilitar sua digestão e a diluição das toxinas existentes em sua dieta.

 A situação dos peixes de couro se agrava à medida que mais esgotos não tratados e resíduos industriais são lançados nas águas. Assim o consumo deste tipo de pescado se torna mais impróprio com o aumento crescente da poluição ambiental.
 

domingo, 6 de outubro de 2013

RECEITA RÁPIDA DE MERLUZA DO ALASCA = POLLOCK DO ALASKA = BADEJO DO ALASCA

A Polaca do Alasca é conhecida por seu sabor suave e carne tenra e pode ser preparada de várias formas: grelhada, frita, refogada e cozida no vapor.  Trata-se de um peixe de relevante valor nutricional.  Mas fique atento a quantidade consumida pois ele pode conter metais pesados, como mercúrio.
 Escolha 2 kg de filés de Polaca do Alasca, os mais grossos que encontrar. Em uma tigela misture 1/2 xícara de queijo parmesão, 3/4 de xícara de creme de leite, 1/4 de xícara de manteiga derretida, sal e pimenta a gosto.  Pincele os filés de ambos os lados com a mistura. Unte uma assadeira com manteiga, disponha os filés e cubra com papel alumínio.  Leve ao forno pré-aquecido a 350 graus, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado de batatas, arroz ou legumes. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

NINHO DA CORUJA INAUGURA NOVO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E PROMOVE CAMPEONATO DE PESCA EM CANELA

O Spa de pesca Ninho da Coruja, inaugura no próximo dia 19 de outubro, um novo espaço gourmet, para deleite dos pescadores. A nova área de convivência, conta com deck em madeira, mesas e cadeiras em estilo rústico e um bar de onde se pode visualizar o lago. E para completar o dia haverá um torneio de pesca, das 10h às 13h, com premiação do primeiro ao quinto lugar. Logo após será servido um delicioso almoço. Confirmar presença até dia 16/10/13 - (54) 81536706 grossrudimar@yahoo.com.br
Pesca + almoço = R$ 50,00 - Acompanhante + almoço = R$ 25,00 - Não incluso bebidas.
 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PESCADOR CONSCIENTE - USO DO ALICATE DE CONTENÇÃO


Alicate de contenção - Fácil de usar e proporciona um bom domínio sobre os predadores dentuços. Prender pela boca, não causa nenhum prejuízo às demais partes do animal. Porém na parte inferior da boca, pode danificar os tecidos e a parte lateral das guelras. Não deve ser usado desnecessariamente em espécies que não oferecem risco.
Foto: Jorge Bavaresco

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RESTAURANTE EM ITAPUÁ – O BUTIÁ – GASTRONOMIA E LAZER JUNTO A NATUREZA


O Sabor de pesca foi visitar e se deliciar no Restaurante O butiá. Próximo a Porto Alegre é um lugar em que se chega e não da vontade de ir embora, com boa comida e contato direto com a natureza além de uma vista exuberante da Lagoa dos Patos.
Nosso objetivo era provar a consagrada violinha do Butiá, a viola é um peixe de fundo muito saboroso que ainda sustenta a pesca na região, porém o peixe fresco do dia agendado foi o "bagre de Itapuã". Foi servida uma “Moquequinha de bagre, sobre cama de purê de aipim, com farofa de dendê e pimentinhas” que superou minhas expectativas quando associadas aos demais itens do menu. Recomendo! Porém a origem do peixe me deixou intrigado.
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PEIXES DO GUAÍBA, JACUÍ E LAGOA DOS PATOS – RISCOS E INCERTEZAS - SAÚDE & CONSUMO


O Delta do Jacuí viveu a fartura da pesca em décadas passadas, mas hoje infelizmente devido a ação humana o volume e a qualidade do pescado declinaram significativamente. A beleza das marinas das colônias de pescadores como a de Itapuã e da Ilha da Pintada se transformaram em ancoradouro de sucatas cercadas por habitações depreciadas.   Para a maioria dos pescadores não vale a pena jogar as redes.

  CAUSAS DA DECADENCIA DA QUALIDADE DO PESCADO, DA VIDA DOS PESCADORES E DO AMBIENTE

· a redução da qualidade da água devido a alto volume de dejetos industriais e esgotos não tratados aumentam a taxa de mortalidade dos peixes;
 · a reprodução está comprometida, pois os banhados estão dando espaço a agricultura e as ações de irrigação;
· o desmatamento das cabeceiras e a extração ilegal de areia destroem os criatórios naturais;
· pesca excessiva e com malhas muito finas agravam o problema;
· a falta de vontade política, investimentos em estudos, controles e fiscalização;
 
  A QUALIDADE DOS PEIXES ESTÁ COMPROMETIDA!

A cerca de 10 anos uma estudo coletou amostras de pescado no Delta do Jacuí, Canal e na Lagoa dos Patos. Foram identificados índices aceitáveis de mercúrio e arsênio e também altos níveis de coliformes fecais. Concluiu também que o grau de contaminação dos pintados era muito superior ao da piavas.
 
Eu acreditava que a região menos comprometida seria a do sul da lagoa dos patos por estar mais próxima do mar, mas um outro recente estudo, realizado na região de Pelotas aponta a presença de cromo em diversas espécies, além de zinco nas corvinas e cádmio nos bagres. Todos estes índices acima dos estabelecidos pela legislação brasileira.
 

domingo, 15 de setembro de 2013

RECEITA DE MOQUECA DE BAGRE, JUNDIA, CATFISH OU PIRAMUTABA

Ingredientes:
1kg de peixe filés ou postas
2 dentes de alho
2 cebolas
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1 pimenta dedo de moça
3 tomates
1/4 de xícara de azeite de dendê
200ml de leite de coco
Coentro fresco picado e ou folhas de segurelha
Como fazer:
- Tempere o peixe a seu gosto, refogue levemente e reserve.
- Corte as cebolas, os pimentões e os tomates;
- Pique o alho e a pimenta. Não esqueça de retirar as sementes da pimenta;
- Refoge a cebola e os pimentões no azeite de dendê;
- Em seguida, acrescente o alho, a pimenta os tomates e algumas folhas de segurelha;
- Quando os tomates murcharem acrescente o leite de coco;
- Adicione os pedaços de peixe pré-cozidos e deixe cozinhando em fogo baixo por no máximo 20 de  minutos;
- Polvilhe com coentro fresco e sirva acompanhado por farofa de dendê e ou purê.
Vinho: Chardonnay

sábado, 7 de setembro de 2013

TIPOS DE CARPAS – DICAS, EQUIPAMENTO PARA PESCAR, CEVA, ISCAS, TEMPEROS, SABOR DA CARNE E TEMPERATURA

A carpa é o peixe mais comum dos pesqueiros, devido ao seu crescimeto rápido e a alta resistência em locais adversos e de baixa oxigenação. Os pescadores mais frequentemente a pescam, tiram um bela foto e a devolvem ao açude. As espécies mais comum são três: capim (Ctenopharyngodon idella), húngara (Cyprinus carpio) e cabeça grande (Anstichtys nobilis).

 De forma geral suas principais características são:

 



 
 
 

 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUAIS VINHOS BEBER? PEIXES COM MOLHOS E SUA HARMONIZAÇÃO

Os peixes de carne magra e leve exigem vinhos de sabor mais delicado.  Porém quando acompanhados de molhos fortes a harmonização pode ser mais flexível. Outro fator relevante na escolha do vinho é a forma de preparo do peixe, assado, frito, cozido ou grelhado. Peixes crus devem ser acompanhados por vinhos muito leves, enquanto peixes ensopados, por serem mais densos, combinam também com vinhos mais encorpados. Minha primeira opção de vermelho é o pinot noir.


Veja também:
 
 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

HARMONIZAÇÃO: TIPO DE VINHO X TIPO DE PEIXE


Para não correr riscos prefira o vinho branco, mas para quem quiser aventurar-se basta dar uma olhada na tabela abaixo:
 
 
Veja também:
Melhores vinhos para peixes!                 
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SALMÃO: TEMPEROS CITRICOS PARA PEIXES – BAIXAS CALORIAS COM MUITO SABOR



O uso de temperos cítricos no preparo de peixes tem a tendência de realçar seu sabor, porém não podem ser utilizados em excesso. Um aperto de limão e uma pitada de pimenta moída são indispensáveis.  No caso do salmão se deve utilizar: suco de limão fresco, mel e raiz de gengibre fresco ralado ou combinar tequila, suco e raspa de limão, coentro e azeite no preparo da marinada. Para quem pretende dar um marcante gosto de citrino, combine o suco de um limão com o de laranja pera, acrescente um fio de azeite e deixe marinar. Não se esqueça de acrescentar o molho ao grelhar o peixe. Assim você terá uma refeição com pouca ou nenhuma gordura, mas cheio de sabor.

sábado, 3 de agosto de 2013

SALMÃO: QUAIS OS MELHORES TEMPEROS?

O salmão fresco possui uma carne firme e sabor intenso o que lhe permite aceitar diversos tipos de temperos além de várias técnicas de preparo. Os temperos mais indicados são: limão, coentro, cebola, alho, pimenta, hortelã, manjericão, alecrim, gergelim, molho de soja, mel, sal e vários outros. Caso você não tenha experiência use apenas os temperos básicos: sal, pimenta do reino e pouco suco de limão, pois ele cozinha o peixe.




sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TEMPERO PICANTE PARA PEIXES: MERLUZA, SALMÃO, PACU, TAMBAQUI, ATUM E TRUTA


Tempero de peixe com forte sabor, indicado especialmente para salmonídeos exige uma combinação de tempero que inclui: manteiga, suco de limão, algumas pimentas dedo de moça e ou biquinho, páprica, sal e molho de Tabasco. Indico esta receita funciona especialmente para peixe grelhado e na brasa, mas também pode ser usadas em assados e fritadas de iscas de peixe. Agora, a quantidade de especiarias para fazer o tempero vai depender do gosto forte ou suave que você quer dar ao prato.
 
VEJA TODOS OS TEMPEROS PARA PEIXES - CLIQUE AQUI
 VEJA TODOS AS PIMENTAS PARA PEIXES - CLIQUE AQUI

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RECEITA DE FILÉ DE BADEJO SIRIGADO FRITO


Ingredientes
  • 500 g de filé de sirigado (com no máximo 2 cm de espessura)
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 dente de alho
  • 1 limão
  • 1 cebola média
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão verde
  • 1 pimenta de cheiro
  • Azeite para fritar
  • Cebolinha verde

     Modo de Preparo

  1. Tempere o filé de sirigado com o suco do limão, sal e pimenta a gosto
  2. Deixe marinando pelo menos 40 minutos
  3. Corte a cebola, os pimentões e a pimenta de cheiro em tiras.
  4. Coloque em uma frigideira anti-aderente um fio de óleo e frite o filé, virando os dois lados até ficar dourado.
  5. Retire o filé e reserve em um atravessa.
  6.  Coloque mais um fio de óleo na frigideira, acrescente o alho e logo após dourar coloque a cebola, o pimentão, a pimenta de cheiro refogue lentamente.
  7. Distribua uniformemente os legumes refogados sobre os filés.
  8. Decore com a cebolinha verde

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CASQUINHA DE SIRI: RECEITA SECRETA DA CHEF MARA BARBIANI REVELADA PARA O SABOR DE PESCA

 
Ingredientes:
 1 kg de carne de siri
1 cebola miúda picada
1 tomate
1/2 pimentão
2 dentes de alho picados
2 colheres (café) de coloral
Pimenta do reino e sal a gosto
2 colheres (sopa) farinha de rosca
1 colher (sopa) azeite
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite.
Junte o pimentão e o tomate,
Acrescentando o siri, sal e pimenta.
Cozinhe por 10 minutos.
Junte a farinha de rosca e coloque
Nas casquinhas. Polvilhe com queijo
Ralado e leve ao forno para gratinar.
 " Bom proveito! "  
MARA BARBIANI

terça-feira, 30 de julho de 2013

COMO TEMPERAR PEIXE DE CARNE ESCURA - SALMÃO, PINTADO, ATUM, CAVALA, SARDINHA, ANCHOVA E CARPA HÚNGARA


Peixes de carne escura normalmente tem sabor mais marcante que os de carne branca, logo necessitam de especiarias com sabor mais intenso.
Condimentos: estragão, alecrim, hortelã e pouco limão.
Quantidades: equivalentes
Quando: antes de cozinhar
Tempo no tempero: 1 hora – peixes de açude como a carpa húngara eventualmente podem adquirir o sabor do meio onde vivem o que exige a adição de orégano e um maior tempo de no mínimo seis horas marinando em geladeira.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

COMO TEMPERAR PEIXE DE CARNE BRANCA – LINGUADO, PANGA, BACALHAU, GAROUPA CONGRO E TILÁPIA


Peixes de carne branca devem ser temperados de forma diferenciada dos peixes com a carne escura, pois além das diferenças de textura e consistência características de cada espécie a cor da carne é um fator didaticamente eficiente na hora de adicionar os temperos.
Condimentos: erva-doce, tomilho, Salsa e limão.
Quantidades: equivalentes
Quando: antes de cozinhar
Tempo no tempero: 40 minutos – peixes de açude como tilápias e algumas espécies de carpa eventualmente podem adquirir o sabor do meio onde vivem o que exige a adição de orégano e cerca de quatro horas marinando em geladeira. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

FILÉ DE BADEJO SIRIGADO ASSADO


Escolha um filé de badejo bem alto, preferencialmente fresco.
Lave o peixe com vinagre e água. Deixe escorrer bem.
Tempere com sal e o suco de um limão; Reserve.
Descasque 2 kg de batatas, corte em rodelas com cerca de um dedo de espessura, acrescente sal, salsa, pimenta do reino e azeite. Reserve.
Forre um refratário com papel alumínio. Faça uma cama com 3 colheres(sopa) de alho picado e regue com bastante óleo de oliva extra virgem;
Mergulhe o peixe dentro do refratário, e acrescente as fatias de batatas ao redor do filé de peixe.
Leve ao forno por aproximadamente 40 min ou até que as batatas fiquem douradas;
Retire do forno, transfira o peixe a as batatas para uma travessa e acrescente ao prato legumes previamente cozidos.
Passe o azeite do refratário para uma frigideira acrescente meio copo de suco de limão e refogue 10 camarões médios na mistura.
Regue o peixe e as batatas e os legumes com o caldo de limão com camarões e sirva imediatamente.