terça-feira, 2 de outubro de 2012

TEMPERATURA E TAÇAS - COMO SERVIR ESPUMANTES E VINHOS BRANCOS ACOMPANHADOS DE PEIXES, FRUTOS DO MAR E SALADAS

Espumantes e vinhos brancos são geralmente associados ao calor do verão, pois são leves, tem ótima acidez, muito frescor e sempre devem ser degustados gelados. Mas também podem ir bem com temperaturas amenas, como primavera e outono, dependendo da harmonização.
Espumantes devem ser servidos a baixa temperatura, pois assim o desprendimento do gás será mais lento e o sabor realçado. O ideal é gelar a espumante num balde, evitando que haja o resfriamento da rolha, que dificultará sua abertura. Temperatura ideal: acima de  6° C, para que os aromas serem percebidos com maior amplitude.
Os vinhos brancos jovens devem ser servidos em temperatura que pode variar de 6 a 8°C, pois apresentam mais acidez, já os maduros podem ser levemente resfriados. Os vinhos doces devem variar de 11 a 13°C e os secos  de 10 a 12°C, incluindo também os Demi-secos.
O uso das taças: os brancos devem ser servidos em taças menores, próprias para este tipo de vinho, e em pequenas quantidades para manter a temperatura baixa; os espumantes devem ser servidos na taça específica:  corpo mais longo e a boca mais fechada para evitar que se percam as borbulhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário