sábado, 21 de junho de 2014

CARPAS GERAM RISCO AOS ECOSSISTEMAS AQUATICOS – TORNEIO PROMOVE MATANÇA DO PEIXE NOS ESTADOS UNIDOS


A carpa asiática é uma espécie de peixe invasora que pode comprometer seriamente os ecossistemas aquáticos.  A abundancia desta espécie tem motivado estados como do Kentucky nos Estados Unidos, a promover uma competição entre pescadores comerciais. Quem pescar o maior número de carpas possível, vence o "Carp Madness."
 Carpa asiática é uma espécie que os pescadores costumam evitar, porque não há muito mercado para eles.  Mas nestes torneios as equipes de pescadores competem por US $ 20.000 em prêmios em um torneio organizado pela Divisão de Pesca e Vida Selvagem do Kentucky.
 O peixe  é pouco rentável economicamente, come como porco, multiplica-se rapidamente e compromete a fonte de alimento de espécies nativas. A carpa asiática foi introduzida nos Estados Unidos no final de 1970, como uma maneira de remover algas de lagoas de ações.  Mas eles se espalharam, e desde que tenham sido encontrados a partir do Alabama até o Minesota, logo será muito difícil erradica-las.
 Mas, além do problema ecológico, a carpa asiática gera também riscos durante a para prática de esportes aquáticos, comprometendo o turismo na região.   Estes  animais representam um problema tão grande para o ecossistema que é difícil encontrar alguém para defende-los.  A maioria das organizações de conservação não tem uma posição.  O único grupo que marcou posição declarou: "Nenhum ser, independentemente da espécie ou circunstância merece suportar uma morte tão cruel.  Esses animais não pediram para ser tirado de suas águas nativas e soltos em águas norte-americanas.  Eles acabaram em Kentucky através absolutamente nenhuma culpa própria, e deve ser tratada da forma mais humana possível".
 Todos os peixes que foram capturados durante o torneio foram vendidos a uma indústria de processamento, e enviados, ironicamente, de volta para a Ásia.  A carpa é uma iguaria por lá, mas a pesca excessiva tornou-as escassas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário