sábado, 8 de março de 2014

PESCADORES PROFISSIONAIS, ARTESANAIS E ESPORTISTAS QUEREM MAIS FISCALIZAÇÃO NO RS



Em reunião da Subcomissão para tratar da regulação legislativa e técnica da prática da pesca esportiva, profissional e artesanal no Estado, na manhã desta quinta-feira (6), pescadores e representantes do governo do Estado e do Ministério Público discutiram medidas que permitam a atividade nas suas modalidades profissional e esportiva e, ao mesmo tempo, coíbam a pesca predatória. Os pescadores pedem mais fiscalização por parte das autoridades. Na próxima semana, a subcomissão, que é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da ALRS e tem como proponente e relator o deputado Frederico Antunes (PP), deve apresentar o relatório final com as conclusões e sugestões decorrentes dos debates e atividades realizados. Também participaram da reunião os deputados Ernani Polo (PP) e Jeferson Fernandes (PT).
Representando a Colônia Z9, de Uruguaiana, Clementino da Silva, pescador há mais de 40 anos, relatou uma série de casos de pessoas que se identificam como pescadores para obterem a carteira profissional emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e os benefícios correspondentes, sem, no entanto, exercerem de fato a atividade. A promotora Annelise Monteiro Steigleder, representando o Ministério Público do Estado, disse que os casos poderiam representar crimes de falsidade ideológica em detrimento da União e informou que o procedimento adequado seria registrar ocorrência na Polícia Federal.
O vice-presidente da Federação Gaúcha de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental (Fegape), Flávio Luz, defendeu a união de quatro entes: comunidades tradicionais de pescadores, pescadores esportivos, operadoras de turismo e universidades. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ronaldo Franko, disse que, entre as medidas que tomadas pelo governo do Estado a respeito do tema, estão a contratação de um consultor que realizará estudo sobre o estoque do rio Uruguai e a reativação do Conselho da Pesca com a participação das comunidades de pescadores.
Fonte: AL/RS

Veja também:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário