quarta-feira, 19 de março de 2014

NEGÓCIO: CRIAÇÃO DE PEIXES CRESCE NA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO

O Noroeste Paulista é uma região composta por 154 municípios que ocupam uma área correspondente a 20% da área total do Estado de São Paulo, fazendo fronteira com os estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
A região é apontada por pesquisadores como a maior aquicultura continental no Estado de São Paulo, com uma produção estimada em 42 mil toneladas ao ano. As principais pisciculturas são desenvolvidas nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, ambos no rio Paraná, e Três Irmãos, Nova Avanhandava e Promissão, estes três no rio Tietê.

 A doutora em aquicultura Daniela Castellani, que atua como pesquisadora científica da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), estima que 95% da produção regional de pescado visa abastecer o mercado interno, diferentemente do foco nas exportações quando a atividade foi iniciada em Buritama e Santo Antônio do Aracanguá, no ano 2000.

Daniela investigou junto aos criadores e fabricantes de ração para ter um panorama da piscicultura regional, pois os dados disponibilizados pelo MMA (Ministério da Pesca e Aquicultura) focam na produção do País e dos Estados. Conforme ela, foram contabilizadas pelo menos sete associações, três laboratórios de produção de alevinos, três frigoríficos, duas fábricas de ração e um curtume. Outro fator que chama a atenção do setor são as seis mil toneladas de ração produzidas ao mês. Ela destacou como o carro-chefe regional a tilápia criada em tanques-rede. "Com seu sabor e ausência de espinhos, a tilápia tem boa aceitação do consumidor", disse, lembrando que também há criadores de pacu, tambacu (híbrido entre tambaqui e pacu-caranha)  e patinga (híbrido do pacu com a pirapitinga), estes últimos geralmente em viveiros escavados.

O grande desafio é a produção sustentável, pois, a segundo a técnica: "Ainda são necessários  estudos ambientais com foco na conservação do solo, recuperação da mata ciliar dos reservatórios e destino adequado para os exemplares que eventualmente morrem na atividade. Acho que a piscicultura já caminha nesse sentido."

A região apresenta grande potencial para a expansão da aquicultura, considerando os mais de quatro mil quilômetros quadrados de áreas alagadas para os empreendimentos hidrelétricos. Os destaques ficam para os reservatórios de Ilha Solteira, com 1.195 quilômetros quadrados; Três Irmãos, com 785 quilômetros quadrados; e Promissão, com 530 quilômetros quadrados.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário