sexta-feira, 14 de março de 2014

MERCADO DE PEIXES: CALOR INTENSO GERA ELEVAÇÃO DE PREÇO DA TILÁPIA SAINT PETER EM 2014.

O intenso calor dos últimos meses comprometeu diretamente  o desempenho da  piscicultura, especialmente a  produção de tilápias. Um peixe bastante apreciado pelo consumidor e que teve seu preço elevado significativamente em decorrência deste fato.
O maior problema  é a temperatura e a oxigenação da água. As altas temperaturas na maioria dos casos podem  não ser consideradas letais, porém  o longo prazo em condições estremas  esgota a resistência  do peixe, o que acarreta a falta de apetite causando deficiências nutricionais, que induzem o peixe a  enfermidades e consequente fragilidade ao manejo, além do retardo no crescimento. 
As ações para atenuar este problema são o incremento da renovação da água, a fim de baixar a temperatura ambiente.  Reduzir a quantidade de ração, pois o excedente vai  deteriorar e comprometer a qualidade da água.  A utilização de aeradores pode melhorar os níveis de oxigênio e consequentemente a resistência do peixe em um ambiente nocivo.

Assim se percebe que os custos cresceram e a produtividade caiu no período, e prontamente estas despesas foram repassadas aos consumidores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário