segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O BRAND EQUITY DO PEIXE: SAINT PETTERS, SAINT PIERRE, PEIXE DE SÃO PEDRO OU TILÁPIA

A Tilápia passou a ser chamada de peixe-de-São Pedro, devido a uma necessidade comercial baseada em uma passagem bíblica descrita em Mateus 17:27. Link: O peixe de São Pedro
A tilápia é cultivada no Brasil a vários anos, quando matrizes africanas e asiáticas foram introduzidas.   Exitem mais de 100 espécies deste peixe, a mais comum no comercio é a que apresenta  carne rosada, que é chamada de Saint Peter ou Saint Pierre, buscando associa-la a passagem bíblica e consequentemente gerando valorização comercial.  Trata-se de uma tentativa de vincular essa tilápia com a tilápia da Galiléia, que de acordo com pesquisas, também não é o verdadeiro Peixe-de-São Pedro.
 No Brasil, o peixe que mais se aproxima da tilápia da Galiléia é o peroá, muito conhecido e apreciado no litoral da região sudeste, é popularmente chamado de  porquinho. Mas o peroá é de outra família, é de água salgada, embora seja uma espécie de primo da tilápia.



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