segunda-feira, 23 de abril de 2012

ECOFOTOGRAFIA: OS BENEFÍCIOS DA OBSERVAÇÃO DE AVES - LAZER, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA

 
No ultimo fim de semana tive a oportunidade de participar do Curso de Observação de Aves promovido pelo Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre no Jardim Botânico.

A prática da observação de aves é bastante gratificante, nela temos a oportunidade de estar junto à natureza, promover nosso instinto aventureiro e ainda ampliar nossas aptidões intelectuais. Com os sentidos aguçados, em silencio, imóveis ou escondidos, estar plenamente integrados ao meio ambiente nos oferta a possibilidade de constatar que o espetáculo que a natureza nos oferece é bem maior do que parece ser.
Trata-se de uma atividade que desperta o nosso instinto de caçador de imagens, onde se monta um quebra-cabeça conjunto a fim de identificar os detalhes de cada espécie, gerando benefícios físicos, emocionais e científicos. Além disso, nos faz visualizar a importância da natureza e da preservação ambiental, além de refletir sobre o futuro das espécies.
Este curso fornece o conhecimento inicial para os amantes da fotografia, pois se trata de uma excelente oportunidade de reportar belas imagens de aves que muitas vezes nunca serão vistas pelo grande público.
Quanto ao equipamento fotográfico será indispensável uma lente de pelo menos 300 mm, que necessita ser leve devido às longas caminhadas e a necessária agilidade de operação. Geralmente as lentes mais claras são mais pesadas o que as torna pouco práticas para a atividade. Uma lente tipo Sigma 150- 500 f/5- 6.3 pode ser uma boa alternativa para quem tem uma SLR (US$1050). O uso de uma máquina compacta com grande zoom tipo a Sony HX-100V (US$600) pode ter uma boa opção além do melhor custo- benefício.
Fazer uma boa foto de animal é muito mais desafiador e gratificante do que caçá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário