sábado, 24 de dezembro de 2011

PESQUE E SOLTE: COMO DEVOLVER O PEIXE DE FORMA CORRETA – PARTE 3

Tempo fora da água - Quanto menos o peixe ficar fora da água, maior será a garantia de sua sobrevivência. Os pescadores mais esperiêntes percebem o estado do peixe e normalmente agilizam o processo de soltura. Os fatores que podem interferir são:  a oxigenação da água, temperatura, o tempo de briga e a espécie. Pode-se dizer que a os peixes de escama possuem menos resistência que os de couro. Os que vivem em águas mais rápidas e oxigenadas, normalmente possuem menor resistência.
Importante: Deixe sua máquina fotográfica a mão e um alicate caso seja necessário para retirada o anzol.  Não se esqueça de molhar as mãos antes de pegar o peixe.
Posição - Fora da água, mantenha o  peixe sempre na posição horizontal, pois algumas espécies podem ter seus órgãos internos comprimidos se segurados pela boca ou pela cauda.
Guelras - Nunca coloque os dedos na guelra dos peixes. Trata-se de zona de  irrigação sangüínea constante, é qualquer dano se torna uma porta aberta para infecções.
    Mãos - Manuseie o peixe com as mãos molhadas. Não esfregue o corpo do peixe para não retirar a mucosa, que o protege contra de infecções e favorece  sua hidrodinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário