sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Peixe não tem orelhas, mas silêncio na pescaria é importante

Os peixes apresentam um ouvido interno que permite que ele ouça sons que variam de 30 a 3000 vibrações por segundo (o homem escuta até 30.000). Porém a velocidade do som no ar propaga-se a mais de 300 metros por segundo já na água alcança 1400 metros por segundo. Assim, o peixe escuta menos que o homem, mas ele capta as informações de forma muito mais rápida. Por isso é importante o "silêncio" para uma boa pescaria.
Para os pescadores mais experientes o silêncio deve ser quase absoluto: não se pode correr próximo ao rio, evitar bater na água e principalmente se afasta dos banhistas e surfistas.
Falar não tem problema desde que você não esteja pescando em um costão junto às pedras. Já alguns freqüentadores de pesqueiros (denominados de lingüiceiros) preferem fazer festa e descontrair durante a pescaria o que com certeza compromete o resultado. Assim se for pescar em fins de semana em locais de grande movimentação chegue cedo, antes dos festeiros, que seu rendimento será melhor, depois beba uma cervejinha e jogue conversa fora. Não importa o seu estilo, o relevante é que o grande benefício da pesca é fazer relaxar o corpo e a mente.
Foto: Sergio Bavaresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário