O lambari espécie bastante comum em nossa região pode ter uma aplicação muito mais nobre do que se imagina quando comparado ao famoso “Aliche” pescado e preparado na Europa. Na costa brasileira não temos as espécies de peixes capazes de produzir o legitimo aliche, logo a versão alternativa foi criada pela indústria nacional, o "Filé de Sardinha Anchovada" que é um peixe da mesma família, com sabor forte, carne escura e a textura parecida com a do Aliche. O processo de adaptação e criação não para por aqui, o Lambari anchovado segue as tradições italianas, usa-se um peixe diferenciado de carne mais clara e textura mais macia e seu preparo é totalmente artesanal, logo é necessário paciência e determinação. A origem do nome Lambari anchovado deriva do seu processo de preparação, ou seja o curtimento em salmoura, o que na espanha se chama Anchoa.
O peixe demora alguns meses para ser anchovado e seu rendimento é baixo, para ter uma idéia para se processar 1Kg de lambari anchovado é necessário pelo menos 5 Kg de lambari fresco, pois a cabeças, vísceras, espinhas e escamas são retiradas.
O valor e o sabor desta iguaria são incomparáveis ainda mais quando muitos amigos e parentes se envolvem no processo de preparação. Lambari azul anchovado com polenta uma saborosa receita.