sexta-feira, 29 de julho de 2016

DICA: QUE TAMANHO DE MOLINETE COMPRAR? COMO ESCOLHER O IDEAL?


O fator mais relevante na hora da escolha do tamanho do molinete esta condicionada a quantidade de linha necessária a prática da sua técnica ou modalidade de pesca. Já o tamanho do peixe está relacionada a espessura da linha, logo também vinculada ao tamanho do equipamento.
A pesca de algumas espécies exige maior distância ou maior profundidade logo maior equipamento. Por exemplo, na pesca de dourados você apoita seu barco em local protegido da correnteza, consequentemente vai necessitar de mais linha para arremessar no local desejado, além de um equipamento que comporte a força do peixe. Já na pesca de piaparas, o barco é posicionado longe do poço e é necessário um molinete com grande capacidade de linha para alcançar o local de maior ação.
Cabe destacar que quanto maior o molinete maior a probabilidade de ocorrerem os temidos trancos durante o arremesso. Por outro lado, molinetes menores, como os ultralights, são bem produtivos especialmente para pesca com iscas artificiais de traíras, black bass, tambicas e outros pequenos peixes.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

DICA PARA COMPRAR MOLINETE - TIPO DE CORPO: CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES

O Corpo do molinete pode ser produzido com grafite, alumínio, plástico ou a combinação destes materiais. Os de alumínio costumam ser mais resistentes que os de grafite ou plástico, porém mais pesados. Logo sua escolha estará vinculada ao tipo de pesca que você pratica e também da sua experiência e habilidade com o equipamento.
Caso utilizar iscas artificiais: prefira os de grafite, pois são leves, além de mais suaves e precisos durante o arremesso e também mais resistentes a corrosão da água salgada.
Pratica pesca de espera: prefira os de alumínio, eles tem um melhor custo-benefício e exigem menos cuidados e manutenção.
Está comprando seu primeiro molinete ou o orçamento é limitado: os de plástico são mais baratos. Tem durabilidade menor, mas se sua frequência de uso for baixa sua vida útil será de vários anos.
Procura um modelos mais sofisticados e de maior confiabilidade: escolha de marcas consagradas desenvolvidos com insumos diversos, como por exemplo: corpo de magnésio que associa leveza e resistência; manivela e bobina em alumínio e rotor em zaion, dentre outras...