terça-feira, 16 de abril de 2013

RECEITA: SURUBIM ASSADO COM CUBOS DE DAMASCO E LASCAS DE AMÊNDOAS


Pesque um peixe grande como este do “big rider” ai da foto, pois comer peixe fresco tem um sabor excepcional.  Pegue 2 kg de filé de surubim, 14 damascos picados, 10 amêndoas picadas, sal, pimenta do reino moída e azeite de oliva a gosto.
Preparo: Coloque os filés em um refratário forrado com papel alumínio. Tempere com sal, pimenta e azeite de oliva. Espalhe os damascos e as amêndoas picadas sobre os filés. Coloque para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos até dourar. Para acompanhar batata souté e ou legumes refogados.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

O ESTEREOTIPO DA CONVERSA DE PESCADOR – ONDE REALMENTE ESTÃO OS "PESCADORES" MENTIROSOS: NO SENADO, NA CÂMARA, NA ASSEMBLÉIA, NA ACADEMIA E ATÉ NA LAGOA

A pesca é um processo de aprendizado para a vida das pessoas. O ato aparentemente simples, de retirar o peixe da água traz um contexto de reflexão, escolhas e decisão bastante complexo.  No livro Filosofia da Ciência, em seu capítulo 6 (Pescadores e Anzóis), Rubem Alves faz um alerta para a necessidade de se desmistificar o cientista, e para isso utiliza o processo de pesca como modelo didático, na busca do conhecimento e do desenvolvimento da ciência. O autor faz uma analogia entre o pescador e o cientista, as redes e as teorias, os peixes e os objetos de estudo, os anzóis e os métodos de pesquisa e investigação. Karl Popper em sua Teorias das redes afirma que somente aqueles que as lançam serão capazes de pescar alguma coisa", também utiliza uma relação semelhante.
Considerando o processo lógico ou ”filosófico”, para escolha de um modelo científico ou de uma técnica de pesca esportiva específica, se deve obter um resultado muito semelhante. O objetivo do pescador ou o problema do cientista é o peixe. E para obter uma solução, necessita testar uma variedade de iscas (hipóteses), de formatos, cores, pesos e profundidade de flutuação. Além disso, dar lógica aos mistérios do rio, as experiências anteriores, a resistência da linha, ao tipo de peixe da região, a temperatura da água e a hora do dia.  As variáveis são muitas, logo saber entender os mistérios da pesca é uma ciência.

O cientista ortodoxo que muitas vezes corre atrás de seu próprio rabo ou do de seus pares, atua como um pescador conversador que por haver pescado um lambari diz conhecer todos os peixes do rio. Logo as estórias de pescador são bem mais amplas do que se pode imaginar, ultrapassam a beira das lagoas e rios, passam pelas câmaras, pelas assembleias, pelo senado, pela mídia e chegam até mesmo a academia. Papo de pescador é algo solto, relaxante e divertido, porém o estereotipo do pescador mentiroso tem uma amplitude que agrega muitas tribos de atores, figurantes politico partidários, ignorantes, alguns cientistas (NÃO LOUCOS) ...
Chega! Vou pescar!


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dica de vinho para peixe: Ugni blanc - Chardonnay da Viñas de Balbo


 Vinho leve e seco, com tendencia cítrica, que acompanha peixes e frutos do mar, antes e durante as refeições. De origem argentina, mais especificamente da região de Mendoza, origina-se da mistura de 30% de Chardonnay com 70% de ugni blanc. Vinho de baixo custo bem melhor do que os chardonnays chilenos do mesmo segmento.