quinta-feira, 29 de novembro de 2012

BACALHAU DO PACÍFICO, GADUS MACROCEPHALUS OU PACIFIC COD NÃO É PORTO – O CONSUMIDOR PRECISA FICAR ATENTO A MÁ FÉ DE ALGUNS COMERCIANTES

 Está sendo vendido no mercado, um bacalhau chamado gadus macrocephalus ou  Pacific Cod. O produto vem da China congelado e vem sendo muito bem aceito no mercado brasileiro, devido a seu atraente preço. Ele é muito parecido com o Bacalhau Cod (Porto), mas com diferenças básicas: não se desmancha em lascas, é fibroso e não tem o mesmo sabor. Por isso, é um peixe mais barato e tem sido vendido como sendo o legítimo Porto.
  Recentemente estive no Supermercado Nacional em Porto Alegre e observei no Display da gondola “PORTO”, mas na embalagem do produto estava amplamente escrito “gadus macrocephalus”, já na etiqueta do preço estava “porto”. 
 É difícil de identificar o falso Porto, creio que a evidência mais marcante está no tom de branco da carne do peixe: o macrocephalus é de um branco mais alvo que o Legítimo Porto.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA DEDO-DE-MOÇA – PRESENTE EM ENSOPADOS E MOQUECAS


Pode ser usada na produção do molho  do peixe ensopado ou ainda como acompanhamento de peixes assados ou grelhados, cozida com outros legumes. Ingrediente básico das Moquecas de peixe e camarão.

domingo, 25 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA DE CHEIRO – A POPULAR DO NORTE

Trata-se de uma pimenta leve que possui um perfume bastante atraente.  É uma das duas principais pimentas usadas na culinária paraense, baiana e nordestina. Como condimento para peixes seu uso é muito amplo, na maioria das receitas típicas de assados, ensopados ou grelhados está escrito em destaque “pimenta de cheiro a gosto”.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA HABANERO – USE BEM DILUÍDA EM MOLHOS

Use com moderação, é a mais forte das pimentas e seu sabor é marcante. As cores variam entre amarela, laranja e vermelha). Originária da América Central, é usada seca ou fresca. Creio que a melhor forma de utilizá-la é diluída em molhos, bem misturada a outros ingredientes como frutas e vegetais como o clássico “Habanero Salsa”, que acompanha bem iscas de peixe e frutos do mar.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA CALABRESA PARA MOLHOS

É obtida a partir da desidratação e flocagem da pimenta dedo de moça. Muito usada na culinária brasileira, especialmente em algumas receitas de moqueca. Pode ser utilizada com moderação na preparação de peixes, mas especificamente nos molhos ou eventualmente em recheios que o acompanham, a fim de estabelecer um sabor levemente picante ao prato.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA ROSA - USE COM MODERAÇÃO NOS ENSOPADOS

Devido a seu sabor dominante, necessita ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre os demais condimentos. Sua principal função é decorar e complementar ensopados de peixe, risotos e moquecas. É extraída das sementes da  árvore Aroeira como pode ser visto na foto abaixo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES: A FORTE E INDISPENSÁVEL PIMENTA MALAGUETA


É a mais popular do país, tem gosto forte e picante, e um aroma agradável. Inúmeros chefs a consideram  uma das pimentas mais apropriadas à maioria dos pratos de peixe, porém  devem ser utilizadas com moderação e atenção especialmente na finalização dos pratos. 

domingo, 18 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA JAMAICA E SEU DOCE AROMA


É picante de leve a moderada dependendo da sensibilidade de cada usuário.  Pode ser considerada aromática e adocicada, além de apresentar um perfume amadeirado que lembra a noz-moscada, a canela e o cravo. Sua utilização em pratos a base de peixes é bastante ampla, pois pode ser utilizada tanto em ensopados, patês e tortas frias, como em assados de forno ou churrasqueira.

sábado, 17 de novembro de 2012

PRINCIPAIS TEMPEROS DE PEIXE – QUAIS - COMO - QUANTO USAR! - ASSADO, FRITO, GRELHADO OU ENSOPADO.

       CLIQUE  NOS NOMES ABAIXO E VEJA COMO USA-LOS:
·         SALSA
·         ERVAS-FINAS
·         ESTRAGÃO
·         ENDRO
·         CURRY E COMINHO
·         COENTRO
·         GENGIBRE
·         LOURO
·         SALVIA E SEGURELHA
·         ORÉGANO
·         TOMILHO
·         MANJERONA
·         MANJERICÃO
·         HORTELÃ
·         CEBOLINHA VERDE
·         ALECRIM

DICAS BÁSICAS: Clique AQUI! Antes de temperar o peixe 

DICAS COMPLEMENTARES:
·   como-temperar-postas-e-files-de-peixe
·   como-temperar-peixe-inteiro

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA CHILLI USE COM CUIDADO


Pode ser considerada a mais picante das pimentas populares, logo se deve ter extremo cuidado ao aplicá-la em receitas de peixes e frutos do mar. Eu particularmente indico seu uso em peixes inteiros assados, distribuída em finas fatias sobre a pele do peixe, especialmente para apreciadores de comida mexicana. 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES - PIMENTA CAIENA INCREMENTA MOLHOS

 É considerada uma das mais saborosas e nutritivas. Dá um sabor especial aos molhos que acompanham peixes assados e grelhados. Em pó, é usada em pratos de sabor mais picante e, de forma geral, deve ser usada com moderação, pois é bastante ardida. No mercado estão disponíveis diversas misturas de pimentas, onde ao Caiena é ingrediente indispensável. 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TEMPERO PARA PEIXES – A VERSÁTIL PIMENTA DO REINO

Popular, versátil e saborosa é a rainha das pimentas. Cabe lembrar que tanto a verde, quanto a branca e a preta são a mesma pimenta, no entanto a verde é em estado natural, a preta é seca e com casca e a branca é a preta sem casca. A preta é mais forte, e a branca mais suave. Para o preparo de peixes costumo usá-las em grãos tanto para temperar filés e postas como para peixes inteiros antes de grelhar, moída também é uma boa opção, mas desde que moída na hora para manter o sabor.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

RECEITA DE FISH AND CHIPS - PEIXE EMPANADO COM FRITAS


Fish and Chips (Peixe com Batatas Fritas) é um prato popular no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, que consiste em peixe empanado e frito em óleo bem quente acompanhado de batatas fritas.
Ingredientes: 1/2 kg de filé de peixe branco (congro, linguado, panga ou tilápia) em iscas, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, sal e pimenta a gosto, 1 colher(café) de bicarbonato de sódio, 1 colher (chá) de vinagre branco outra de água, 6 batatas médias, óleo de milho ou soja.
Preparo:
Chips: Lave, descasque e corte as batatas em palitos.  Mantenha os palitos em água bem gelada. Aqueça bem o óleo em uma frigideira funda. Retire da água gelada, a porção de batatas que será imediatamente frita, seque-as  bem com um pano limpo e vá fritando no óleo bem quente. Quando estiverem douradas, retire com uma escumadeira e deixe escorrer em uma peneira (se colocar em papel absorvente elas murcharão). Leve- as ao forno fraco para mantê-las aquecidas.
Fish: Em um recipiente, misture o bicarbonato e o vinagre, na sequencia o sal e a farinha. Misture tudo muito bem. Seque as iscas e mergulhe-as na massa, fritando em óleo quente. Escorra na peneira e sirva com as batatas. Obs: na receita britânica o vinagre pode ser substituído por cerveja e suco de limão.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Receita de Hambúrguer de peixe: para crianças que pensam que não gostam de peixe

Ingredientes: 500 g de peixe de carne branca, 1 batata grande cozida, 1 cebola pequena bem picada, 50gr de queijo lanche ralado, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de orégano, 1 xícara (chá) de farinha de rosca. 

Modo de Preparo: Triture o peixe no processador e coloque em uma vasilha. Acrescente os demais ingredientes (exceto a farinha de rosca) e misture bem até obter uma massa homogênea. Divida a massa, molde e empane os hambúrgueres. Grelhe os hambúrgueres em um grill antiaderente até ficarem dourados. Corte-os em tiras (iscas) e sirva-os com batatas fritas. O sucesso é garantido!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

HAMBURGUER DE PEIXE: saudável, saboroso e rápido


Ingredientes: 600g de peixe (panga, merluza do Alasca, cação, abrotéia ou badejo), 1 clara, 6 fatias de pão de forma sem casca, um dente de alho, uma colher de sopa de orégano e um molho de salsa picada, uma colher de azeite de oliva.
Modo de Preparo: Passe o peixe no processador até que fique bem moído. Em uma vasilha, misture o peixe moído aos demais ingredientes. Leve a geladeira por 30 minutos. Modele os hambúrgueres, coloque em uma assadeira untada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RECEITA FÁCIL DE PEIXE ASSADO: surubim, dourado, anchova, tainha ou corvina

Ingredientes: Um peixe médio, 1 cebola grande picada, 1 molho de cheiro-verde, 1 folha de louro, suco de1 limão, ½ pacote de manteiga, sal a gosto.

Preparo: Limpe bem o peixe, retire as escamas e tempere bem com sal, cebola picada, cheiro-verde, alho e louro.  Deixe marinando por 40 minutos, depois regue com o caldo de limão e com um fio de azeite de oliva. Faça uma cama com batatas e cebolas fatiadas e deite o peixe de barriga para baixo.  Coloque para assar e vá regando com o tempero que sobrou na travessa para não deixar secar. Quando dourar sirva acompanhado de legumes cozidos, salada de batatas ou massa fuzille ao molho pesto.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PEIXE NA BRASA: Dourado recheado

Ingredientes: 1 dourado grande - Suco de 1 limão - 2 colheres de azeite de oliva - 3 tomates - 1 cenoura ralada -1 cebola grande picada - 1 batata picada - 1 copo de requeijão - 1 dente de alho - 2 colheres de azeite - 5 azeitonas - 1 vidro de palmito - tempero verde, sal, pimenta e orégano a gosto.
Modo de preparo:  Abra o peixe no meio, e tempere com sal, pimenta, alho, orégano e limão. Deixe marinando por no mínimo uma hora. Coloque o peixe em uma grelha dupla, com a barriga aberta para o lado do fogo e deixe cozinhar. Depois de dourar vire o peixe e deixe assando, por cerca de 30 minutos.
Recheio: Doure o alho e a cebola no azeite de oliva, acrescente todos os outros ingredientes picados, e deixe refogando em fogo médio por cerca de 10 minutos.
Abra a grelha e espalhe o requeijão sobre o peixe, distribua o recheio sobre o requeijão e deixe assar até o requeijão dourar (15 a 20 minutos dependendo da potencia do fogo).

terça-feira, 6 de novembro de 2012

COM QUE PEIXE SE FAZ MOQUECA: ROBALO, CONGRO, BADEJO, ANJO OU NAMORADO, GARANTEM O SUCESSO DESTA RECEITA


Ingredientes: • 1 kg de peixe em posta • Sal a gosto • 3 colheres de sopa de suco de limão • 1 colher de chá de gengibre ralado • 4 colheres de sopa de azeite de dendê • 3 dentes de alho laminados • 1 cebola grande picada • 5 tomates maduros sem pele e fatiados • ¼ xícara de óleo de coco extra virgem • ½ xícara de chá de caldo de legumes • 1 xícara de chá de salsa e cebolinha, picados.
 Como preparar:
1. Tempere o peixe com o sal, suco de limão e gengibre. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos;
2. Numa panela grande, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente a cebola e frite até que ela fique clara;
3. Adicione o óleo de coco, o tomate e o restante dos ingredientes, exceto a salsa e a cebolinha;
4. Tampe e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que o peixe fique macio;
5. Coloque a salsa e o cheiro verde por cima

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COMO TIRAR O ANZOL DO DEDO – ACIDENTE COM ANZOL PODE SER DOLOROSO

Em caso de acidente com anzóis o ideal é procurar atendimento médico, porém, às vezes, isto não é possível. O primeiro passo é cortar todas as demais farpas se você estiver usando uma garatéia, assim se reduz o risco de um novo acidente.  Dependendo da forma que o anzol penetrou se pode retira-lo com facilidade, com um pouco de dor desde que você tenha um bom alicate de corte.  Se for possível girar o anzol fazendo com que a farpa saia à flor da pele, basta cortar a farpa e retirar o anzol. Se o anzol não penetrou profundamente o método de fio de tração, para a remoção pode ser uma boa opção:
1)Amarre um pedaço de linha de pesca no anzol no ponto em que ele penetrou na pele.
2)Segure firme o olho do anzol com  os dedos. Pressione suavemente para começar a soltar a farpa.
3)Simultaneamente, puxe levemente a corda  perpendicularmente ao anzol até a farpa sair para fora da pele.
4)Limpe bem o ferimento, faça um curativo e evite molhar caso você continuar pescando.  

domingo, 4 de novembro de 2012

TEMPEROS PARA PEIXES – ERVAS FINAS: CRIE A SUA FORMULA SECRETA


 Ervas Finas: Cada chef possui seus segredos de preparo pois dá um toque especial aos pratos com peixes. Seus  ingredientes básicos são: Estragão, Endro Dill, Salsa, Sálvia, Alecrim, Manjericão, Tomilho, Louro, Cebolinha e Manjerona.
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TEMPEROS PARA PEIXES – SALSA O MAIS FAMOSO


Salsa: trata-se do famoso cheiro-verde mais eclético, conhecido e muito usado. Ótimo tempero de carnes de toda espécie, incluindo peixes refogados e assados.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TEMPEROS PARA PEIXES – ESTRAGÃO INDICADO PELOS CHEFS


Estragão: Perfeito para o tempero de peixe. Dá um sabor especial a manteiga ao ser derretida para grelhar o peixe.