quinta-feira, 24 de julho de 2014

PIRACATINGA, DOURADA, DOURADINHA, PIROSCA OU PIRATINGA: PEIXE CONTAMINADO, PESCA ILEGAL E FALSIFICAÇÃO, ALÉM DO SACRIFÍCIOS DE BOTOS NA AMAZÔNIA

Botos são sacrificados para servir de isca na pesca do peixe piracatinga. Este peixe está contaminado com mercúrios e sua pesca está proibida. Filés deste peixe estão sendo vendidos em diversas capitais com outros nomes, tais como : dourada, douradinha, pirosca  ou piratinga. A venda do peixe para estados  como São Paulo e Rio Grande do Sul – pode estar sendo feita sem inspeção federal e falsificada como pescados mais nobres, a exemplo da piramutaba.
A piracatinga (Calophysus macropterus) é uma espécie voraz que ingere alimentos de origem animal e vegetal, inclusive carcaça de animais mortos, sendo por isso conhecida pelos ribeirinhos por “urubu d’água”.

Análises laboratoriais feitas recentemente na carne de piracatinga identificaram substâncias químicas prejudiciais à saúde pública. Outra denúncia é de que a piratinga, da família dos bagues, vem sendo exportada ilegalmente para a Colômbia, onde tem aceitação de mercado.
A matança de boto-cinza e também do boto-cor-de-rosa – nativos nos rios da bacia Amazônica e do Orinoco – seria devido à sua carne em decomposição ser atrativa para o peixe. A captura de boto é considerada um grave crime ambiental. Também está sendo investigada a utilização de carne de jacaré para a mesma finalidade.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TRUTAS 2014 – ONDE PESCAR EM CANELA E GRAMADO! NINHO DA CORUJA -

Para quem procura um bom lugar para pescar com os amigos fica aqui a dica: pescar trutas no NINHO DA CORUJA em Canela. Neste inverno elas estão bastante ativas e o sucesso da pescaria é certo. Além disso a casa oferece pratos deliciosos como a  truta assada com amêndoas. Sem duvida um programa diferenciado para quem está na serra gaúcha. Confira!


 VEJA TAMBÉM:
 onde-pescar-black-bass
 pesca-da-truta-2013
 ninho-da-coruja-casa-da-maior-truta-da temporada