sábado, 28 de julho de 2012

FOTOGRAFIA DE PEIXES E PESCADORES: PASSOS PARA UMA BOA FOTO ECOLOGICAMENTE CORRETA

Em grande parte das nossas pescarias queremos capturar a imagem, mas ao mesmo tempo precisamos ter a certeza de que estamos liberando um peixe saudável com o mínimo de estresse possível. Se o peixe mostrar características de exaustão, coloque-o na água espere ele se recuperar e liberte-o rapidamente sem a fotografia.
Para fotografar peixes em uma pescaria é necessário planejamento e definição de papéis, pois quanto mais tempo o peixe ficar dentro da água, maiores serão as chances dele sobreviver.

Passos para pesca consciente:

1   Certifique-se se o peixe está em boa forma;

2   Se estiver ok,  o fotografo prepara o equipamento para a foto, enquanto o pescador segura o peixe dentro d’água, preferencialmente  usando uma rede ou firmemente pela cauda na posição vertical.

3  O fotografo faz os ajustes de composição e iluminação e dá o sinal para que o peixe seja colocado na posição correta, isto é seja retirado da água com cuidado com uma mão na cabeça e outra segurando firmemente a cauda.

4  O peixe é retirado da água, o pescador sorri e o fotógrafo clica várias vezes e o peixe volta para água, tudo muito rápido.
Se o peixe for grande e escorregadio use luvas de pesca para prede-lo com firmeza, pois se ele cair fora da água dificilmente sobreviverá.  Lembrem-se suas mãos ou luvas devem ser molhadas antes de pegar o peixe. Se o peixe escapar que seja ileso, logo o mantenha sempre perto da água, não suje suas guelras com resíduos, se ele estiver esgotado ou machucado tente revitaliza-lo antes de solta-lo, pois certamente deve haver predadores por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário