terça-feira, 21 de junho de 2011

TILÁPIAS FRESCAS GRELHADAS

Foto: Sergio Bavaresco
Vá a um pesqueiro de águas límpidas pesque as tilápias e faça esta saudável, prática e saborosa receita.
•3 tilápias (cerca de 600gr cada) – porção para duas pessoas
•2 limões
•Sal, pimenta do reino e ou orégano fresco a gosto
•Duas colheres de manteiga
•Uma xícara de farinha de trigo ou equivalente

Modo de preparo:1.Limpar as tilápias, mas deixar com as escamas,
2.Abrir o peixe ao meio e separar em duas partes.
3.Tempere com suco de limão e demais condimentos
4.Reserve por 30 minutos.
5.Polvilhe com a farinha.Coloque na grelha e leve ao fogo por cerca de 1 hora. Primeiro com as escama para baixo por 40 minutos, depois vire por mais 20 minutos. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o calor do fogo.
6.Pincele-os durante o cozimento, com manteiga ou margarina.

A sugestão de trilha sonora para acompanhar o almoço no pesqueiro é Fernando & Sorocaba, Victor & Leo, César Menotti & Fabiano e outras do sertanejo universitário, tudo isso regado a uma boa cerveja gelada.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FILÉ DE CARPA COM ALECRIM– O chef Alex Atala aprovaria!


1. Pesque uma carpa graúda e retire os files com cuidado. Use um alicate para retirar o couro. 2. Coloque os filés numa travessa e adicione uma pitada de sal, pimenta, nós moscada, cheiro verde picado, algumas folhas de manjericão, um galhinho de orégano esfarelado e regue com quatro colheres(sopa) de shoyu; 3. Deixe ficar marinando por uma noite; 4. Escorra bem e coloque em uma forma untada; 5. Coloque rodelas de cebola e alcaparras sobre os filés, acrescente um ramo de alecrim, e leve ao forno até dourar; 6. Sirva-os com molho vinagrete e batatas, cebolas e cenouras cozidas.
Um vinho italiano bem encorpado completa o sabor.

PEIXE FRITO: que tipo de farinha usar - mandioca, rosca ou trigo

O PEIXE: frite apenas filés, postas não muito grossas e peixes pequenos. Se o peixe for congelado, deixe descongelar completamente e seque com toalhas de papel.
A FORMA: Use fogo médio e alto conforme o tamanho da sua frigideira, com cerca de ½ cm de óleo.
O TEMPO: frite durante 7 a 10 minutos conforme a espessura do peixe, virando na metade do cozimento
O TIPO DE FARINHA:
· TRIGO: ideal para peixes pequenos. Passe os peixes na farinha de trigo e logo após coloque-o em uma peneira e sacuda bem para tirar o excesso de farina.
· ROSCA: indicada para filés a milanesa em que primeiro passa-se o peixe em ovos batidos e logo após na farinha de rosca. Ela também é indicada para empanar, ou seja, ter uma cobertura mais grossa, para isso basta antes de usar os ovos e a farinha de rosca, passar o peixe na farinha de trigo removendo o excesso com uma peneira.
· MANDIOCA: usada como complemento no uso da farinha de trigo para deixar as postas mais crocantes. (a farinha fina, típica do nordeste brasileiro, pode ser usada direto)
· FUBÁ OU FLOCOS DE MILHO: considero uma opção secundária para fritura de peixes.
A FARINHA TEMPERADA: uma opção prática e rápida é misturar 30% de farinha de trigo e 70% de farinha de rosca, adicionar sal, pimenta do reino e manjericão picado ou orégano a gosto.
SUGESTÃO DE MOLHINHOS PARA ACOMPANHAMENTO: geléia de amora, creme de ricota e vinagrete.

Veja também: TEMPERO PARA PEIXE
DICA SAUDÁVEL PARA FRITAR PEIXE

TAINHA RECHEADA NA BRASA


Ingredientes:
· 2 tainhas médias (cerca de 1,6 kg)
· Suco de 3 limões
· Pimenta do reino e sal a gosto
· 1 cebola grande
· 1 tomate picado
· 1 pimentão amarelo
· 1 pimentão vermelho
· 1 colher de sopa de azeite
· Cheiro verde
Modo de preparo: Passe o suco de na limão e a pimenta principalmente na parte inter da tainha. Corte em pedacinhos os demais ingredientes, e misture tudo com o azeite e uma pitada de pimenta e sal . Coloque os ingredientes no interior da tainha e amare com cordão. Envolva a tainha com papel alumínio, ponha na grelha e coloque para assar na brasa, um lado de cada vez, por cerca de 20 a 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe até dourar ou as escamas ficarem escuras, Sirva com arroz branco e ou salada de maionese.