quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DICAS PARA PESCAR JUNDIÁS E CAT FISHS


Os Jundias e Cat fishs pertencem ao grupo chamado Rhamdia quelen, apresentam carne saborosa e poucos espinhos. Seu corpo é revestido de couro, alcança cerca de 40 cm de comprimento e 2 Kg de peso.

Pode ser fisgado em qualquer horas do dia, mas é a noite que freqüentemente são capturados os maiores. Costuma ficar escondido entre pedras, galhos submersos, tocas de cascudo abandonadas, ou no substrato depositado em locais profundos de águas mais tranqüilas Pode ser pescado com, minhocas, larvas, fígado de galinha, ou pequenos peixes em decomposição, ou até mesmo com iscas artificiais como spiners, rapalas e outras...

O método mais eficiente para fisgá-lo é utilizando uma linha de fundo e um anzol fino e longo, (1,0 a 1,5cm de abertura, por 3 a 4 cm de comprimento) para acomodar bem a isca.
Se a água estiver em boa temperatura, cerca de 26 ºC. É só jogar a isca na água que já saem rente ao chão a sua procura. A beliscada é leve, pois se trata de um peixe não competitivo. Escapa do anzol com facilidade, especialmente quando fora da água. Solte o peixe, principalmente os exemplares mais jovens e cuide para não machucá-los.

Quando colocados no samburá, podem ficar vivos por horas, mas geralmente morre por debater-se muito. Fique atendo, pois se estraga logo principalmente nos dias mais quentes.

Esta espécie possui espinhos nas nadadeiras peitorais, mas apesar de serem bastante lisos, não costumam se debater na mão,mas devemos tomar cuidado ao manuseá-la.
Foto: Sergio Bavaresco

7 comentários:

  1. Ótimas dicas, resido próximo à Gramado, e tenho o hábito de fisgá-los c/ muita freqüência. Em uma matéria publicada na Revista Pesca € Compania, equivocaram-se nas informações...
    Entretanto, esta foi a melhor explanada da pescaria dessa espécie satisfatoriamente deliciosa de fisgar....

    ResponderExcluir
  2. Está ficando cada vez mais difícil fisgar os grandes. Estive tentando no Rio Maquiné recetemente mas só pesquei Cara. Tens alguma dica de local de pesca na tua região? Grato pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. semana passada eu peguei 4 jundias grandes o maior que eu medi tinha 52cm e devia ter + - uns 3kg

    ResponderExcluir
  4. Uma boa isca e o coraçao de boi cortado em tiras bem.finas para ficar parecidas com minhocas.Deixe as tiras azedarem pois os jundias procuram pelo cheiro pois sao carniceiros..Isque com varias tirinhas o seu anzol .....iscando pelo meio para que as pontas fiquem soltas balançando.Mas se quizer atrair a atençao deles,antes de lançar suas iscas na agua,acorde eles fazendo um chamariz.Pegase figado de boi e deixe apodrecer ,coloque numa meia fina com uma pedra dentro ,amarre numa linha de mao e faça lanços no poço onde pretende pescar e traga bem devagar. Depois so lançar.suas iscas .Nao falha.Fica a dica de um pescador matreiro .Boa sorte galera.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pesco sempre com tripas de galinha.

    ResponderExcluir